sábado, 13 de novembro de 2010

Local das Atividades e da (exibição): Mostra Competitiva, Mostra Homenageados, Mostra Infanto-Juvenil, Debates e Encerramento

O 1º Festival Nacional de Cinema de Petrópolis, terá como local das exibições da Mostra Competitiva, Mostra Infanto-Juvenil, Mostra Homenageados, Debates e o Encerramento, no tradicional e histórico Theatro D. Pedro.

O Teatro D. Pedro,[1] antes chamado de Theatro Dom Pedro e de Teatro Municipal Paulo Gracindo, foi inaugurado no dia 2 de janeiro de 1933 pela Empresa D'Angelo & Cia. Ltda., com projeto do arquiteto Armando de Oliveira, construção de Francisco de Carolis, assistência técnica do engenheiro e arquiteto Roberto Caburi, decoração e pintura de Carlos Schaefer. O teatro localiza-se em Petrópolis.

Teatro em estilo art déco, sua decoração interna foi realizada por Carlos Schafer, petropolitano, criando dos estilos diferentes – geométrico, mitológico e futurista, como em flores com as corolas viradas de cabeça para baixo – fazendo com que o teatro seja considerado de estilo eclético e uma referência cultural e artística para Petrópolis, para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil, por fugir aos referenciais de teatros do início do século.

Na época de sua inauguração, o teatro contava com capacidade para mil pessoas, com 17 camarotes na segunda platéia. Porém, atualmente conta com quinhentos lugares divididos em platéia, segunda platéia (balcão) e camarotes. A redução de mil para quinhentos lugares é uma resultante de progressivas mudanças nas normas de segurança ocorridas nas seis décadas do cine-teatro. Mas os camarotes, ficaram com o mesmo número original.
Venha participar desta junção entre a arquitetura e o cinema nacional. 

Bom Festival!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário